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1º Encontro

O primeiro encontro deste CC foi no dia 04.06.2018, onde a professora Andrea nos apresentou o componente e suas finalidades esclarecendo tudo que iriamos fazer durante o decorrer do quadrimestre, logo após ela fez um dinâmica em sala, onde ela pediu para cada um dos discentes escrever qual as nossas expectativas dentro da UFSB, depois, ela recolheu todas as expectativas, embaralhou e logo em seguida distribuiu o texto para cada um dos discentes onde nós iriamos ler a expectativa do outro sem saber quem foi que escreveu aquele texto.

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Geometria Sona

A Geometria sona é um modo de contar historia, muito utilizado por povos africanos, que através de linhas que vão sendo traçadas acabam formando uma lusona (desenho onde é contada a historia) , e através disso é contada uma historia. O povo africano tem o costume de desenhar suas lusonas na areia. Depois de aprendermos sobre a os povos e a geometria, nós fomos para pratica, onde utilizamos um papel quadriculado para desenhas cada lusona. As linhas das lusonas são traçadas são como se fossem raios de luz refletindo em paredes espelhadas formando sempre um ângulo de 45º para fazer a continuação da sona.   Aqui estão as lusonas confeccionadas por mim, onde o professor nos deu o número de linhas e colunas, e tivemos que descobrir a quantidade de fios a serem utilizados para cada uma das lusonas. Para descobrir a quantidade de fios que devem ser utilizados, tenho um exemplo, se M x N são números naturais o Máximo Divisor Comum (MDC)  de M e N é a quantidade de fios a serem utilizados

Geometria Fractal

Nessa aula sobre a geometria fractal, aprendi que o fractal nada mais é do que uma forma que se repete várias e várias vezes onde o  objeto é composto por partes reduzidas com forma semelhantes à dele próprio. A profª Janaina  que ministrou essa aula, nos apresentou como exemplo da geometria fractal as pantas. Uma delas que eu achei muito interessante foi a samambaia que pode ser dividida em partes, cada uma das quais semelhante a da própria planta, da seguinte forma; Já em um segundo momento os professores explicaram como pode ser feita a medida de um quadrado que ira sobrepor o outro quadrado do fractal, que é usando o teorema de pitagoras   (o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos). Depois os professores deram as medidas para os grupos criarem vários quadrados de tamanhos diferentes, para que fosse criado um fractal. Segue a imagem do fractal criado:

Pavimentação do Cairo e Escher

Na continuação da aula sobre pavimentação, onde foi confeccionado por cada um dos discentes um pentágono equilátero, porém, não equiângulo, que é utilizado para pavimentar as ruas do Cairo, no Egito. Quando se faz um pentágono com essas características é possível, pavimentar um plano.  Segue abaixo uma foto que mostra essa possibilidade:  Já no segundo momento da aula vimos as técnicas de Escher,  um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons, que tendem a representar construções impossíveis e o preenchimento regular do plano com figuras geométricas  que se transformavam  em outros desenhos  . Onde a ideia dele é sair de uma coisa regular, como o formato de um quadrado por exemplo, e ele acaba transformando em outra figura que ainda assim continua a pavimentar um plano. Como essa figura que começamos com um quadrado que acabou transformando em outra coisa que mesmo assim continuou a pavimentar o plano: