Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa: Homem também pode ter câncer de mama !




Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O que muitas pessoas não sabem é que, apesar da neoplasia afetar na maior parte das vezes as mulheres, o câncer de mama também pode afetar o público masculino, já que se desenvolve em células que também estão presentes nos mamilos masculinos e pelo simples fato de que eles também têm tecido mamário. Vale lembrar de que a glândula mamária masculina geralmente é atrofiada, e tem baixa produção de hormônios femininos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) cerca de 1% dos casos são diagnosticados em homens, o que na pratica não é um número tão pequeno de pessoas. Estima-se 59.700 (2018 – INCA) de novos casos do câncer de mama, o número de mortes é de 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 – SIM).
O câncer que atinge as mulheres é o mesmo que afeta os homens, porém devido à demora no diagnóstico, 72% dos casos são identificados no 2º e 3º estágio. Pelo simples fato de que não e uma doença comum entre os homens, e uma grande quantidade deles não tem o habito de se tocar, observar a mama e fazer o autoexame. Geralmente quando o câncer é descoberto já está em um estado mais avançado, e acaba dificultando o tratamento. Do mesmo modo que acontece em outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental, porque quanto mais cedo acontecer maior é a chance do indivíduo conseguir uma recuperação completa.
A sociedade tem certo tipo preconceito de que, homem não tem “mama” e assim acaba dificultando a prevenção e o tratamento do câncer, por esse motivo acabam meio que deixando de se prevenir e até mesmo de fazer um diagnóstico precoce da neoplasia. Deste modo deveriam ser promovidas campanhas que estimulasse os homens a se conscientizar e buscar quebrar o tabu, de só porque é homem não corre risco de ter câncer de mama.
Geralmente, os homens são diagnosticados com câncer de mama aos 60 anos. Alguns fatores de risco são:
• uma condição genética tal como síndrome de Klinefelter’s (Condição genética em que um homem nasce com uma cópia extra do cromossomo X.) que é associada com níveis elevados de estrogênio;
• familiares (homens ou mulheres) que já tiveram câncer de mama;
• distúrbios hepáticos crônicos, alcoolismo e obesidade;
• envelhecimento;
 Os sintomas do câncer de mama em homens são os mesmos das mulheres, alguns deles são:
·         Nódulo (caroço) na região da mama geralmente indolor;
·         Retração da mama;
·         Inchaço nos linfonodos axilares;  
·         Pele enrugada ou ondulada;
·         Saída de sangue ou líquido pelo mamilo;
·         Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou mamilo;
·         Alterações do volume da mama;
O tratamento é o mesmo para ambos os sexos podendo incluir mastectomia (retirada total ou parcial da mama), quimioterapia, radioterapia e até mesmo bloqueadores hormonais.
Estas alterações não são sempre causadas pelo câncer, à maioria dos nódulos de mama em homens é causada por ginecomastia (crescimento excessivo da mama do homem através de hormônios femininos). Mesmo assim, ao notar qualquer alteração nas mamas, um médico deve consulado imediatamente para poder realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
Como foi dito anteriormente, pelo fato do câncer de mama entre homens ser um tabu, deveriam ser promovidas mais campanhas para conscientizar a população e desmistificar isso que só a mulher pode ter câncer de mama e que o homem não pode ser afetado por essa neoplasia. E conscientizar eles a se tocar, fazer o autoexame da mama para tentar diagnosticar o caso antes que o câncer chegue a um estágio mais avançado, assim o tratamento pode haver mais eficiência e até mesmo reduzir casos de homens que descobrem em estágios mais avançados podendo até mesmo ser tardio para o tratamento da neoplasia.
Então se você homem, não sabia que pode ter câncer de mama, comece a se observar mais e qualquer sintoma que seja parecido ao do câncer procure um medico, desse modo você acaba prevenindo que ele chegue a um estagio avançado.
TOQUE-SE, DIGA NÃO AO PRECONCEITO E SE PREVINA CONTRA O CÂNCER DE MAMA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geometria Sona

A Geometria sona é um modo de contar historia, muito utilizado por povos africanos, que através de linhas que vão sendo traçadas acabam formando uma lusona (desenho onde é contada a historia) , e através disso é contada uma historia. O povo africano tem o costume de desenhar suas lusonas na areia. Depois de aprendermos sobre a os povos e a geometria, nós fomos para pratica, onde utilizamos um papel quadriculado para desenhas cada lusona. As linhas das lusonas são traçadas são como se fossem raios de luz refletindo em paredes espelhadas formando sempre um ângulo de 45º para fazer a continuação da sona.   Aqui estão as lusonas confeccionadas por mim, onde o professor nos deu o número de linhas e colunas, e tivemos que descobrir a quantidade de fios a serem utilizados para cada uma das lusonas. Para descobrir a quantidade de fios que devem ser utilizados, tenho um exemplo, se M x N são números naturais o Máximo Divisor Comum (MDC)  de M e N é a quantidade de fios a serem utilizados

Finalizando o CC de Universidade e Sociedade

Hoje finalizamos o CC com os videos dos trabalhos realizados pelos discentes, cujo o objetivo foi levar a UFSB para fora de seus muros. Só tenho a agradecer a professora Andrea por ter mostrado tudo sobre a universidade, e com certeza irei crescer mais e mais com as coisas que ela nos apresentou. Confesso que logo no começo tive medo, mas depois fiquei familiarizado e foi só paz e amor.

Matemática e espaço - Povo Bora - Confecção da mariposa

Na primeira aula desse componente tive uma experiência nova que foi, conhecer e trabalhar com a etnomatemática e também poder conhecer outras culturas e poder aplicar conceitos matemáticos dentro de práticas artesanais de outros povos, como as do Povo Bora. Conheci um pouco sobre o Povo Bora, e os seus artesanatos, eles habitam na região amazônica do peru, e realizam diversos trabalhos artesanias.  Aprendi também que eles utilizam um traçado chamado de mariposa, para a produção de suas cestarias.  Os professores pediram para levarmos  algumas tiras de papel cartão para ser feita a confecção da mariposa, achei a aula super produtiva, com essa aula eu acabei tendo outra visão da “temida matemática” do ensino médio,  acabei conhecendo uma matemática mais gostosa de se aprender e pela primeira vez tive oportunidade de usar a matemática de uma forma mais dinâmica e interativa.