Pular para o conteúdo principal

A UFSB "além dos muros "

      A proposta dessa atividade foi visitar um colégio do Ensino Médio público, para apresentar a Universidade Federal da Bahia – UFSB. Como trabalho final do CC.
A equipe composta por :
- Avila Silva
- Davi Manoel
- Eberth fonseca
- Ellen Gomes
- Gabriele Santos
- Islania Santos
Escolheu visitar o Colégio Estadual Josué Brandão.
    Este trabalho teve como objetivo apresentar a nossa Universidade para as minorias. Para tal, decidimos dividir em partes fundamentais. Na primeira parte, abordarmos a criação da Universidade e os pensadores, aqui apresentamos os pontos principais e sua história. Na segunda parte apresentamos os objetivos da nossa universidade e a como ingressar, deste modo apresentamos resumidamente o que nossa universidade busca e como ingressar nela, e na terceira e ultima parte  mostramos o primeiro ciclo e formação geral, migração e onde ficam os CUNIs e os Campis. O objetivo deste trabalho foi mostrar e estimular a troca de conhecimento entre a Universidade e a sociedade.
    Levar a UFSB até aquele colégio foi de certa forma muito gratificante, pois desfloramos interesses em pessoas que não conheciam a UFSB, fiquei muito feliz em poder falar sobre a Universidade que estou inserido.
    Logo depois de gravarmos o vídeo, nós levamos para sala de aula, para mostrar aos colegas e à professora.

Fotos do trabalho:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geometria Sona

A Geometria sona é um modo de contar historia, muito utilizado por povos africanos, que através de linhas que vão sendo traçadas acabam formando uma lusona (desenho onde é contada a historia) , e através disso é contada uma historia. O povo africano tem o costume de desenhar suas lusonas na areia. Depois de aprendermos sobre a os povos e a geometria, nós fomos para pratica, onde utilizamos um papel quadriculado para desenhas cada lusona. As linhas das lusonas são traçadas são como se fossem raios de luz refletindo em paredes espelhadas formando sempre um ângulo de 45º para fazer a continuação da sona.   Aqui estão as lusonas confeccionadas por mim, onde o professor nos deu o número de linhas e colunas, e tivemos que descobrir a quantidade de fios a serem utilizados para cada uma das lusonas. Para descobrir a quantidade de fios que devem ser utilizados, tenho um exemplo, se M x N são números naturais o Máximo Divisor Comum (MDC)  de M e N é a quantidade de fios a serem utilizados

Finalizando o CC de Universidade e Sociedade

Hoje finalizamos o CC com os videos dos trabalhos realizados pelos discentes, cujo o objetivo foi levar a UFSB para fora de seus muros. Só tenho a agradecer a professora Andrea por ter mostrado tudo sobre a universidade, e com certeza irei crescer mais e mais com as coisas que ela nos apresentou. Confesso que logo no começo tive medo, mas depois fiquei familiarizado e foi só paz e amor.

Matemática e espaço - Povo Bora - Confecção da mariposa

Na primeira aula desse componente tive uma experiência nova que foi, conhecer e trabalhar com a etnomatemática e também poder conhecer outras culturas e poder aplicar conceitos matemáticos dentro de práticas artesanais de outros povos, como as do Povo Bora. Conheci um pouco sobre o Povo Bora, e os seus artesanatos, eles habitam na região amazônica do peru, e realizam diversos trabalhos artesanias.  Aprendi também que eles utilizam um traçado chamado de mariposa, para a produção de suas cestarias.  Os professores pediram para levarmos  algumas tiras de papel cartão para ser feita a confecção da mariposa, achei a aula super produtiva, com essa aula eu acabei tendo outra visão da “temida matemática” do ensino médio,  acabei conhecendo uma matemática mais gostosa de se aprender e pela primeira vez tive oportunidade de usar a matemática de uma forma mais dinâmica e interativa.